A FOB – Federação Ornitológica do Brasil, é uma associação, sem fins lucrativos, de clubes de aves domésticas e exóticas que agregam cerca de 5 mil criadores. A entidade está sediada no Centro de Eventos “Luiz Fernando Fachini Beraldi” em Itatiba, SP, a 87 km de São Paulo.

Breve histórico

O início da Federação se deu durante o 1º Campeonato Brasileiro de Canaricultura realizado no Parque da Água Branca, em São Paulo, quando foi fundada a FBC – Federação Brasileira de Canaricultura, em 12 de agosto de 1952. Passou a ser FOB, como Federação de Ornitologia Brasileira, em 1965. Em 1979 foi convertida a ABOA – Associação Brasileira de Ornitologia Amadora, e em setembro de 1988 o nome volta a ser FOB, mas como Federação Ornitológica do Brasil.

A FOB é filiada a COM – Confederação Ornitológica Mundial, com sede na França.



Atuação

A FOB concentra seus esforços em desenvolver a atividade brasileira de ornitologia doméstica em nível de excelência e o Brasil vem ganhando destaque no Mundo.

O incentivo da FOB à criação de aves domésticas e exóticas, permitida por leis nacionais, é uma forma de luta contra o comércio e tráfico de aves silvestres originárias da fauna brasileira, proibidos no Brasil.



Canaricultura

A canaricultura doméstica mundial tem canários de 590 cores diferentes, são 30 raças de forma e postura, além dos canários de canto Malinois, Timbrado Espanhol e Harz.

O Brasil tem um plantel de excelência, com representantes em todas as categorias de canários de cor, porte e canto.

Nos canários o Brasil é o detentor das mutações Urucum e Mogno.

O urucum é um canário de vermelho intenso não só nas penas como no bico e patas, reconhecido oficialmente pela Confederação Mundial em 2013.

O mogno é um canário da linha escura, os exemplares apresentam desenhos acinzentados e negros, foi reconhecido oficialmente pela COM em 2017.