A F.O.B. poderá por solicitação dos clubes filiados, ceder material para realização de campeonatos oficiais ou abertos promovidos pelo clube, desde que sejam cumpridas as seguintes exigências:

- A solicitação deverá se feita com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência.

- A oficialização da cessão será feita mediante a assinatura de contrato específico para esse fim.

- Fica explícito que as despesas de transporte desses materiais são de inteira responsabilidade do clube filiado, tanto na ida quanto na volta, assim como a guarda e conservação dos mesmos.

- O embarque do material, na data da retirada do depósito da FOB, só será permitido com a apresentação de apólice de seguro, feita pelo clube filiado, da carga em favor da FOB com cobertura do transporte na ida e volta e no período em que os materiais ficarem no local do campeonato.

- É obrigatório, para o resguardo dos materiais, que os mesmos sejam transportados em caminhão tipo baú.

- A retirada dos materiais no depósito da FOB deverá ser comunicada à administração da FOB com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

- Recomenda-se que o material carregado do depósito da FOB seja examinado por preposto do clube filiado, pois não será reconhecida qualquer citação de defeito ou dano após a saída do depósito.

- A devolução dos materiais retirados deverá ser feita ao Centro de Eventos da FOB, na cidade de Itatiba/SP, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o término do campeonato e deverá ser comunicada a administração da FOB com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.

- Tanto a retirada como a devolução dos materiais, somente poderão ser programadas para os dias úteis da semana e em horário comercial.

10º - A pessoa encarregada pelo clube filiado de retirar / devolver os materiais deverá levar tantos ajudantes quantos forem necessários para fazê-lo, ou, na falta, autorizar a contratação de pessoal suficiente por sua conta e risco, cabendo à FOB apenas supervisionar e orientar a operação.

11º
- O usuário dos materiais é responsável pela devolução dos mesmos em perfeitas condições, cabendo indenização à FOB pelas faltas ou peças danificadas, cuja cobertura deve ocorrer no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

12º - O clube solicitante deverá providenciar um cheque caução em valor a ser estipulado junto a FOB para eventuais indenizações.




Campeonatos oficiais ou abertos dos clubes filiados



A F.O.B. / O.B.J.O. dará todo apoio oficial aos campeonatos ou eventos ornitológicos realizados pelos clubes filiados.


Todos os materiais de propriedade da F.O.B., necessários para a realização de campeonatos, torneios ou eventos, estão à disposição dos clubes filiados desde que sejam respeitadas as normas para cessão de materiais da F.O.B..


A O.B.J.O. dará todo suporte técnico através de suas assessorias, quando solicitado, e colocará o seu quadro de Juízes a disposição do clube filiado, desde que sejam cumpridas as normas para solicitação e recepção de Juízes.


A F.O.B. não se responsabiliza por apoio financeiro por se tratar de assunto que necessita de aprovação da Assembleia de Clubes.


Os clubes que quiserem fazer campeonatos não oficiais (abertos) terão que submeter seu cronograma e regulamento à FOB/OBJO. De antemão alertamos que de maneira alguma poderão haver datas sobrepostas.